10 segredos para utilizar a Dropbox

A Dropbox pode ser uma verdadeira caixinha de surpresas. Numa época em que é cada vez mais urgente aceder a todo o tipo de informação a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo, serviços na cloud como a Dropbox têm-se tornado incrivelmente populares entre os utilizadores.

Disponível gratuitamente para vários dispositivos e sistemas operativos, a aplicação Dropbox permite fazer o upload de todos os seus documentos, fotografias, vídeos e música para uma pasta que pode ser acedida em qualquer lugar via aplicações móveis, via web ou PC, desde que exista uma ligação à internet.

Contudo, a Dropbox é muito mais do que aquilo que aparenta ser. Com um interface bastante intuitivo, a lista de utilizações que podemos fazer com este serviço ultrapassa em muito o simples conceito de podermos partilhar e transportar os nossos ficheiros em todos os nossos dispositivos.

É possível, por exemplo, seleccionar ficheiros para ler posteriormente offline, criar sites, fazer upload de ficheiros via URL e descarregar ficheiros Torrent remotamente.

Descubra aqui 10 segredos para tirar o máximo partido da sua Dropbox:

  1. Aumente gratuitamente o espaço de armazenamento da sua Dropbox

É possível expandir os 2 GB de espaço de armazenamento da sua Dropbox, sem que, para isso, tenha de pagar para fazer qualquer upgrade. A Dropbox oferece, entre outros, 500 MB por cada utilizador novo que aceite o seu convite para se registar no serviço, 250 MB por completar a lista “Getting Started” e 125 MB por ligar a sua Dropbox às redes sociais (Facebook e Twitter).

  1. Seleccione os ficheiros favoritos que pretende aceder offline.

Quer se trate de uma imagem ou de texto, é possível aceder a estes ficheiros mesmo que não possua ligação à internet ou pacote de dados no seu dispositivo. Para tal, basta adicionar os conteúdos desejados aos favoritos.  

  1. Envie anexos do seu mail directamente para a Dropbox

Ao criar uma conta em SendToDropbox.com é possível enviar todo o tipo de ficheiros (como anexo) para uma conta de email criada para o efeito. Ao enviar a mensagem para esta conta de email, os ficheiros aparecerão automaticamente na pasta “Attachments” da sua Dropbox.

  1. Utilize a sua Dropbox como pasta pré-definida para os seus documentos

Guarde os ficheiros do seu computador directamente para a Dropbox. Para tal, em ambiente Windows, basta escolher “Propriedades” e em seguida seleccionar a pasta Dropbox na opção “Mover”. Já em ambiente Mac OS, terá de escrever “cd Dropbox” na pasta utilitários da opção Terminal; pressione “Enter” e em seguida introduza o comando “ln -s Documents ~/Documents”para completar o processo.

  1. Mantenha as definições do Firefox em todas as plataformas

Faça o download do Firefox Portable e guarde-o na sua Dropbox. Dado que esta aplicação pode ser usada em qualquer lugar, todas as definições do seu browser serão sincronizadas.

  1. Faça um backup do seu site

Faça um backup de todas as informações do seu portal para a Dropbox através de serviços como o Backup Box ou o plugin WordPress.org.

  1. Crie um site

Se pretende criar um pequeno site mas não quer pagar por um domínio, utilize serviços como o DropPages ou o Pancake.io para publicar na web a partir da sua Dropbox.

  1. Descarregar ficheiros Torrent remotamente

Para descarregar ficheiros Torrent directamente para a sua Dropbox, basta ajustar as definições do programa (u Torrent, BitTorrent, etc…) para a pasta pretendida. Esta dica é indicada para quem está longe do seu PC e pretenda que o download dos ficheiros pretendidos esteja concluída quando chegar a casa.

Nota: estas dicas são direccionadas exclusivamente para uso legal

  1. Faça upload de ficheiros via URL

Através da aplicação URL Droplet é possível fazer o upload de qualquer tipo de ficheiros para as pastas da sua Dropbox. Para tal, basta colar o link desejado (de um PDF por exemplo) na aplicação URL Droplet.

  1. Matenha duas contas Dropbox activas em simultâneo

Para executar esta funcionalidade terá usar um directório alternativo e criar um novo ícone e pasta Dropbox numa área separada do seu computador. Dado que este processo poderá ser um pouco complexo aconselha-se uma visita ao Dropbox Wiki.

Sobre Pedro Arede
Pedro Arede
É um entusiasta das novas tendências da tecnologia multimédia, com destaque para o mundo dos gadgets e videojogos. Licenciado em Jornalismo, partilha esta paixão com a do desporto, como atleta de alta competição na modalidade de esgrima.
Artigos de Pedro Arede
Nenhum comentário

Deixar uma resposta