5 ferramentas obrigatórias para fazer apresentações memoráveis

Há vida para além do PowerPoint. Depois de uma vida académica e profissional passada a tentar convencer plateias com diapositivos estáticos, cuidadosamente transportados numa pen até serem descarregados em segurança no nosso destino, chegou a altura de experimentar algo diferente e perfeitamente adaptado ao universo dos tablets e smartphones.

Acessíveis em vários dispositivos através da cloud, estas ferramentas permitem criar slideshows a partir de qualquer dispositivo móvel e dar um toque mais personalizado, profissional e dinâmico às apresentações. Aqui ficam as nossas sugestões:

. Prezi

O Prezi é provavelmente a ferramenta que oferece as diferenças mais gritantes relativamente ao software da Microsoft. Permitindo desenhar um mapa gráfico da nossa apresentação através do chamado “zoomable user interface” (ZUI), o Prezi deixa-nos fazer zoom in e zoom out no nosso texto, imagens, vídeos, desenhos e PDF’s para tornar mais simpática e dinâmica a experiência de quem está a assistir. O Prezi pode ser acedido via cloud, sendo que as primeiras apresentações podem ser criadas gratuitamente. A partir daí é necessário optar por uma das duas subscrições anuais disponíveis: “Enjoy” (59 dólares) e “Pro” (159 dólares).

. Haiku Deck

O Haiku Deck é ideal para quem quer criar apresentações no iPad. Esta aplicação gratuita para iOS permite criar slides apelativos em pouco tempo, graças à facilidade com que podemos construir gráficos, editar fotografias alojadas no Facebook ou Dropbox, aceder a templates e utilizar milhões de imagens da Getty Images ou da Creative Commons.

. Google Presentations

Simples e eficaz. Embora com menos opções de personalização, a ferramenta de criação de apresentações do Google Drive oferece uma utilização em tudo semelhante ao PowerPoint mas com as vantagens de estar alojado na cloud, permitindo, por exemplo, que vários utilizadores possam editar o documento em tempo real. O Google Presentations não requer período de habituação para os utilizadores acostumados ao PowerPoint e é gratuito.

. Keynote

A ferramenta de apresentação da Apple funciona através do iCloud e permite criar projectos verdadeiramente impressionantes graças às transições apelativas entre slides, facilidade de utilização e à possibilidade de criar gráficos animados em 3D. Independentemente do dispositivo Apple utilizado é possível criar apresentações visualmente apelativas e projectá-las em qualquer monitor ou televisão, com notas pessoais que só o criador consegue ver no seu equipamento. O Keynote está venda para iOS por 8,99 euros e para Mac por 17,99 euros.

. Projeqt

Para além de ser uma plataforma capaz de combinar design e facilidade de utilização, o Projeqt permite acima de tudo integrar, de forma apelativa, qualquer conteúdo que tenhamos encontrado na web, directamente na nossa apresentação. Introduzir conteúdos a partir do LinkedIn, YouTube, Twitter Spotify e Facebook nunca foi tão fácil. Para além disso é também possível fazer o embed da nossa apresentação. Para começar a utilizar o Projeqt basta subscrever gratuitamente o serviço.

Sobre Pedro Arede
Pedro Arede
É um entusiasta das novas tendências da tecnologia multimédia, com destaque para o mundo dos gadgets e videojogos. Licenciado em Jornalismo, partilha esta paixão com a do desporto, como atleta de alta competição na modalidade de esgrima.
Artigos de Pedro Arede
Nenhum comentário

Deixar uma resposta