Hohokum

Hohokum, para a PS4, PS3 e PSVita, é um jogo de características únicas: um visual muito cuidado, uma banda sonora fabulosa e, a cereja no topo do bolo, uma experiência de jogo cativante.

O início de jogo é bastante exigente, embora envolto numa simplicidade extrema. Não há textos, tutoriais ou qualquer explicação para como se desenrolará o desafio. Cabe ao jogador explorar, experimentar e conquistar por si mesmo os objectivos do jogo. Somos apenas presenteados com uma mecânica simples: uma… minhoca ou cobra, como preferirem, que controlamos com o botão direccional analógico. Tudo envolto em visuais geométricos de cores sólidas.

Demorei algum tempo até compreender a 100% a sua mecânica e estrutura. Mas quando compreendi, senti atingir como que um clímax na experiência de jogo. De repente, os seis ou sete níveis por onde tinha passado mereciam uma nova visita, para desvendar ainda mais segredos. Embora o jogo nos vá levando entre cenários, é necessário descobrir os pontos-chave de cada mapa para desbloquear novas áreas.

A viagem na compreensão do jogo foi feita em muito boa companhia, tanto a nível visual como musical. Por isso, não senti o tempo dispensado nessa tarefa. A banda sonora é toda da responsabilidade de Tycho, um produtor californiano, cujos temas foram retirados directamente dos seus álbuns mais recentes. O seu pop electrónico sonhador encaixa que nem uma luva nas interações de jogo e chegou até a influenciar a minha busca por mais informações sobre o autor.

Não quero revelar muito mais do jogo em si, para não influenciar a vossa experiência de jogo. Mas acredito que se trata de um título para ocupar várias horas, de um modo muito descontraído e que nos deixa aquele sabor de querer regressar. Foge por completo à acção de meia-noite, sangue e tiros, repetições complexas e mapas exigentes. Foca-se na diversão, descontração e prazer de jogar.

Hohokum é um exclusivo Playstation e está disponível na loja digital da Sony, a Playstation Store. Como Cross-buy, uma compra garante o acesso ao título para as três consolas: PS4, PS3 e PSVita.

Sobre Daniel Marinho
Daniel Marinho
Fundador da "Multimédia com Todos"; formado em comunicação social e multimédia; fanático da interactividade digital, dos videojogos e da fotografia.
Artigos de Daniel Marinho
Nenhum comentário

Deixe uma resposta