Kobo Touch utiliza dicionários da Priberam
29-11-2012

Kobo Touch, o eReader da marca canadiana que a Fnac comercializa, tem incorporados no sistema três soluções linguísticas desenvolvidas pela Priberam: o dicionário da língua portuguesa, o dicionário português-inglês e o dicionário inglês-português.

Os dispositivos que já estão em utilização devem fazer a actualização de sistema para a inclusão dos dicionários, enquanto que os dispositivos à venda já deverão ter a actualização incluída. No entanto, o licenciamento tem uma utilização transparente, pois a empresa portuguesa não está identificada no sistema dos eReaders.

Em 2011, a Priberam licenciou o seu dicionário à Amazon, para que fosse incluído no sistema dos eReaders da família Kindle, assim como nas aplicações Kindle para outras plataformas, como iOS, Android ou MacOS. Este ano, foi a vez da Kobo procurar a empresa portuguesa para incluir a extensa lista de palavras no seu dispositivo.

A exploração linguística da Priberam engloba as línguas portuguesa e brasileira, ambas antes e depois do Acordo Ortográfico. A plataforma licenciada permite aos eReaders reconhecerem o máximo de variantes de cada palavra e suas definições. Por exemplo, em português é utilizado um H no início da palavra humidade. Já no português do Brasil, o H não é utilizado. O sistema é capaz de reconhecer as duas palavras e apresentar uma definição única, que contém expressões em português e brasileiro.

O dicionário da língua portuguesa online, página criada e gerida pela Priberam, teve mais de 25 milhões de visitantes nos últimos 12 meses, vindos de mais de 211 países e territórios. Por dia, a página conta com uma média de um milhão de page-views (páginas vistas). No Facebook, a empresa portuguesa caminha para os 60 mil seguidores.

Pesquisa de Notícias
Pesquisar
Categoria
Tipo de Conteúdo
Artigo
Vídeo
Galeria de Fotos
Redes Sociais
Visite-nos também nas suas Redes Sociais favoritas.
 
Copyright © 2012 Multimédia com Todos. All rights reserved. Todos os direitos reservados.
Powered by Webbase