Os 8 melhores serviços de armazenamento na cloud

Numa altura em que é cada vez mais urgente aceder a todo o tipo de informação, a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo, serviços na cloud como a Dropbox, SkyDrive ou o Google Drive, têm-se tornado incrivelmente populares entre os utilizadores.

No entanto, estes serviços não são os únicos disponíveis na internet, existindo, consoante a necessidade dos utilizadores, serviços de armazenamento na cloud para todos os gostos, quer se privilegie um espaço de armazenamento ilimitado ou um o facto de este ser gratuito.

Descubra quais os melhores serviços para armazenar todos os seus ficheiros na cloud:

. MediaFire

O MediaFire é um serviço gratuito de alojamento na cloud que oferece 50 GB de espaço de armazenamento. Compatível com PC, Mac, Linux, iOS e Android, o MediaFire limita, contudo, a quantidade de informação a 200 MB por upload. Apesar da contrariedade, o Media Fire é um dos maiores serviços gratuitos de alojamento na cloud disponíveis na internet.

. SkyDrive

Ideal para quem trabalha em ambiente Windows, o SkyDrive oferece 7 GB de espaço de armazenamento gratuito. Por 15, 25 e 50 euros é possível expandir a sua capacidade para 20 GB, 50 GB e 100 GB. Os seus uploads estão limitados a 2 GB cada.

. Carbonite

O Carbonite é o melhor serviço da cloud para quem quer guardar tudo num só sítio. Por 60 dólares anuais este serviço oferece espaço de armazenamento ilimitado e a possibilidade de fazer um backup de todos os seus ficheiros automaticamente. Os seus uploads estão limitados a 4 GB de cada vez e oferece compatibilidade com PC, Mac, iOS e Android.

. Dropbox

Apesar de inicialmente não oferecer muito espaço de armazenamento (2 GB), a Dropbox é um marco no universo cloud, oferecendo uma interface intuitiva, boa integração com as aplicações móveis e a possibilidade de expandir gratuitamente o seu espaço até 18 GB, por cada utilizador que aceite o seu convite para se registar no serviço. Por 100 euros anuais é possível expandir a sua capacidade até 50 GB.

. SugarSync

O SugarSync é o rei da compatibilidade. Oferecendo 5 GB de armazenamento gratuito, o SugarSync permite, não só fazer a integração com PC, Mac, iOS e Android, mas também com os sistemas Windows Phone, Kindle Fire e BlackBerry. Neste serviço não existe limite por upload.

. Google Drive

Se não está à procura de nada em específico e pretende usufruir de uma solução barata e eficaz, o Google Drive é um serviço a ter em conta. Apesar dos seus 5 GB de espaço de armazenamento gratuito não serem surpreendentes, o Google Drive é compatível com as principais plataformas (PC, Mac, iOS e Android) e permite fazer uploads até 10 GB. Além disso, por 4,99 dólares mensais é possível expandir a sua memória até 100 GB.

. iCloud

O iCloud é um serviço feito a pensar nos utilizadores do ecossistema Apple já que possibilita fazer o backup das configurações do seu dispositivo iOS, dos seus contactos, conta de email e das aplicações calendário e notas. As restantes características não acrescentam muito à oferta típica deste tipo de serviços, oferecendo 5 GB de armazenamento e uploads até 250 MB. A sua subscrição anual dá acesso a 25 GB e tem o custo de 120 dólares.

. Abelhas.pt

Num quadrante um pouco diferente mas nem por isso menos válido, surge o Abelhas.pt, um serviço de alojamento em cloud totalmente em português, cuja oferta base é gratuita e ilimitada em termos de espaço.

Veja ou reveja a entrevista que fizemos a João Costa, country manager do Abelhas.pt.

Sobre Pedro Arede
Pedro Arede
É um entusiasta das novas tendências da tecnologia multimédia, com destaque para o mundo dos gadgets e videojogos. Licenciado em Jornalismo, partilha esta paixão com a do desporto, como atleta de alta competição na modalidade de esgrima.
Artigos de Pedro Arede
Nenhum comentário

Deixar uma resposta