Panasonic Lumix G5

A Panasonic Lumix DMC-G5 é uma câmara fotográfica, de formato bridge, equipada com um sensor de 16MP, utiliza cartões SD e vem carregada de funcionalidades para explorar ao máximo a criatividade.

Na Lumix G5 há duas características que se destacam de imediato: uma lente com grande qualidade (testámos a Lumix G Vario 14-42mm), sem distorção na imagem e de boa construção, e um modo Live View muito fluido que deixa qualquer um boquiaberto.

A Panasonic é uma das principais marcas fabricantes de equipamentos audiovisuais profissionais, ou seja, transparece o conhecimento ideal para criar uma transmissão de vídeo excelente a partir de um sensor. Por isso, não admira que o sempre actvo modo Live View brilhe perante a concorrência. A aliança com a Leica, para o desenvolvimento de lentes, também se expressa neste modelo G5, sendo que a marca germânica (com instalações também em Portugal) tem uma indiscutível posição na história da fotografia.

Outros aspectos de relevância na Lumix G5 são a sensibilidade elevada, até 12800 ISO, o ecrã traseiro táctil, com funções de focagem semelhantes aos smartphones (tocar para focar), o nivelador incorporado (para que obtenha fotografias direitas), a gravação de fotografias em ficheiro de formato RAW e de vídeo em FullHD 1080.

Mas o glamour da Lumix G5 prende-se por aqui. O resultado final cumpre plenamente com as expectativas, com fotografias e vídeos de boa qualidade, mas a inteligibilidade do sistema requer uma aprendizagem insistente por parte do utilizador. Durante o nosso teste, foi muito frequente a procura pelo botão correcto para alterar determinada função, entre os diferentes menus e modos.

Para terminar, há outro factor contra na lista: o preço. No geral, a Lumix G5 vale os cerca de €699, mas as soluções concorrentes também e há câmaras DLSR com interfaces mais intuitivas. Mesmo assim, com o formato mais portátil a jogar a seu favor, a Lumix G5 é uma compra segura se a encontrar em promoção.

Sobre Daniel Marinho
Daniel Marinho
Fundador da "Multimédia com Todos"; formado em comunicação social e multimédia; fanático da interactividade digital, dos videojogos e da fotografia.
Artigos de Daniel Marinho
Nenhum comentário

Deixar uma resposta