Pokémon Link Battle

Inspirado nos típicos jogos “3 em linha”, Pokémon Link Battle chega em exclusivo à Nintendo 3DS determinado a ser mais do que um simples Candy Crush com Pokémons no lugar de gemas coloridas.

E de facto, Link Battle consegue integrar com mestria a mecânica típica do género com a estratégia de combate a que a série Pokémon nos habituou. Quer isto dizer que, para além de termos de associar Pokémons iguais para aliviar o nosso tabuleiro e disferir ataques ao nosso inimigo, é preciso ter em conta que tipo de pokémons estamos a utilizar (fogo, água, eléctrico, etc.) para assim tirar maior partido dos pontos fracos do nosso adversário.

Sim, apesar de nunca nos fazer esquecer que é um quebra-cabeças, o objectivo de Pokémon Link Battle é ganhar combates e coleccionar pokémons, oferecendo uma experiência de jogo divertida, desafiante e dinâmica. Em cada nível, somos confrontados com vários pokémons adversários (que podem ir de três até 10) que temos de vencer através dos ataques resultantes das combinações dos nossos pokémons.

Enquanto isto acontece, do outro lado, está um ou mais pokémons a disferir ataques após cada uma das nossas investidas. Por isso mesmo, para além da importância de combinar correctamente os pokémons que temos entre mãos, é fundamental que consigamos executar combos extensos para produzir ataques mais eficazes e impedir o nosso adversário de atacar.

Contudo, existe um senão, sobretudo para aqueles que não são fãs acérrimos da série Pokémon. A não ser que conheçam todas as virtudes e fraquezas de cada pokémon, é muito provável que encontrem aqui algumas dificuldades. Se por um lado algumas combinações são óbvias (água vence sobre o fogo, fogo vence sobre erva, etc.), pokémons do tipo ferro, psíquico, insecto, gelo ou dragão podem ser confusos caso não saibamos as regras de antemão, já que não existe qualquer indicação do seu tipo durante o jogo.

Outra das funcionalidades a ter em conta em Link Battle é o multiplayer mode, que nos permite desafiar outros jogadores localmente e tirar assim maior partido dos pokémons armazenados no nosso Pokedex. No entanto, não esperem enfrentar directamente os pokémons do vosso adversário, já cada um terá de resolver isoladamente o seu tabuleiro de jogo. No final, consoante os pontos obtidos por cada um, é determinado o vencedor do desafio.

Em suma, Pokémon Link Battle não é um mero jogo do estilo “3 em linha” que utiliza pokémons como pretexto para chamar a atenção dos fãs da série. Link Battle é um jogo divertido e inteligente que é capaz de combinar de forma exemplar as mecânicas típicas de um quebra-cabeças com o sistema de combate típico de Pokémon. Só é pena que possa deixar de fora alguns jogadores que não estejam por dentro das regras de combate da série. Ainda assim, nada que uma boa dose de tentativa/erro não resolva. Obrigatório para os fãs da série Pokémon e adeptos de quebra-cabeças.

Sobre Pedro Arede
Pedro Arede
É um entusiasta das novas tendências da tecnologia multimédia, com destaque para o mundo dos gadgets e videojogos. Licenciado em Jornalismo, partilha esta paixão com a do desporto, como atleta de alta competição na modalidade de esgrima.
Artigos de Pedro Arede
Nenhum comentário

Deixe uma resposta