Sony Alpha 7

A câmara fotográfica Sony Alpha 7 (ILCE-7K) é um modelo muito segmentado do catálogo que a marca nipónica revelou para este ano. Com características suficientes para captar atenção de profissionais e com muita qualidade para oferecer aos amadores mais exigentes. Com um corpo a lembrar as antigas Reflex, a Alpha 7 é uma câmara sem sistema de espelhos, sensor Full-Frame de 24.3MP e lentes intermutáveis.

O kit que nos chegou às mãos inclui a lente 28-70mm, versátil q.b. para um utilização descontraída e capaz de criar boas profundidades de campo. A presença do sistema Optical Steady Shot (estabilizador de imagem) marca bem a sua presença e revela-se indispensável sempre que activamos o modo de gravação vídeo.

A Alpha 7 integra dois viewfinders de alta resolução: um ecrã exterior e um óculo digital, activado por via de um sensor de proximidade (por vezes demasiado sensível). O ecrã exterior não é táctil, mas tem um pequeno braço que lhe permite uma breve rotação vertical, bastante útil para assistir em fotografias com ângulos mais apertados (por exemplo, com a câmara no chão ou mais elevada).

Tanto em modo de fotografia como de vídeo, a Sony Alpha 7 revela resultados muito elevados. O processamento de cor é realmente cativante, a estabilização dos vídeos não escapa a elogios e a sensibilidade do processador de imagem permite imagens orgulhosas mesmo em condições de iluminação precária.

Estão ainda integrados sistemas de comunicação sem fios via WiFi e NFC, que facilitam a exploração e descargas directas de imagens para tablets e smartphones, assim como a comunicação com ecrãs de televisão compatíveis para visualização das imagens.

Rápida e eficaz, a Alpha 7 peca especialmente pela sua inevitável curva de aprendizagem apertada para quem pretende tirar o máximo partido das suas funções. Outro factor negativo, e incontornável, é o seu preço. São cerca de €1600 (sim, mil e seiscentos Euros), que facilmente se desviam para outras opções dentro da própria marca, tais como a gama de câmaras bridge (mais baratas e, ainda assim, competitivas) ou as DSLR Alpha com sistema Reflex, que oferecem características mais adequadas à exigência em local de trabalho.

Nos últimos anos, a Sony conseguiu um lugar indiscutível neste ramo da tecnologia, ao lado de grandes nomes da fotografia como a Canon ou a Nikon, com uma oferta de resultados muito agradáveis face à concorrência. No entanto, este modelo só deverá chegar às casas de quem tiver uma carteira mais recheada. Mas se tem oportunidade, experimente-a, pois seguramente ficará deliciado(a) com o seu desempenho.

Sobre Daniel Marinho
Daniel Marinho
Fundador da "Multimédia com Todos"; formado em comunicação social e multimédia; fanático da interactividade digital, dos videojogos e da fotografia.
Artigos de Daniel Marinho
Nenhum comentário

Deixar uma resposta