Sony Cyber-shot DSC-HX50

A Sony Cyber-shot DSC-HX50 é uma câmara fotográfica de formato compacto, mas com uma dimensão e lente que a aproximam do formato bridge. Das características, destacam-se o sensor de 20,4 Megapixel, zoom óptico de 30x, gravação vídeo em Full-HD e partilha de ficheiros via Wi-fi.

Um dos problemas com que nos deparámos várias vezes foi a focagem automática. Com a lente num ângulo aberto, não há dificuldade em ter a imagem focada. Mas quando puxamos pelo zoom, a HX50 revela uma batalha interna para cumprir o objectivo. E muitas das vezes não a vence.

Gravar vídeos com a HX50 é um deleite. Basta activar o nível horizontal e o estabilizador de imagem para dar asas ao realizador dentro de nós, com um resultado nítido e estável. Devido à eficiência do estabilizador, há a tendência para brincar com o zoom e, mais uma vez, voltamos a ver a batalha da HX50 a tentar focar sem sucesso.

Em termos de interface, a experiência da Sony em equipamento fotográfico está bem expresso. Os botões estão no sítio certo, com as funcionalidades correctas e sem mágoa na utilização. Aliás, os diversos modos incluídos na HX50 tornam-na numa câmara muito divertida de utilizar, mesmo com todos os automatismos, pelo bons resultados que consegue.

A bateria tem boa autonomia, o ecrã é bastante nítido, a lente cumpre muito bem, embora revele alguma distorção quando nos aproximamos de linhas rectas, e inclui diversos efeitos para criar imagens divertidas em cada disparo.

No geral, a HX50 não desilude, mas é necessário aprender a lidar com o foco automático – num jogo constante com a distância do zoom. É uma proposta muito acertada da Sony, para quem procura uma ferramenta descontraída para ter sempre à mão, e os 419 euros (PVP recomendado) são justificados pela oferta bem composta de resultados muito agradáveis.

Sobre Daniel Marinho
Daniel Marinho
Fundador da "Multimédia com Todos"; formado em comunicação social e multimédia; fanático da interactividade digital, dos videojogos e da fotografia.
Artigos de Daniel Marinho
Nenhum comentário

Deixar uma resposta