Sony Xperia Z1 Compact

Apresentado em Janeiro por ocasião do CES 2014, o Sony Xperia Z1 Compact chegou finalmente às nossas mãos. E, tal como seria de esperar, este Xperia Z1 em ponto pequeno, não desilude, introduzindo praticamente as mesmas valias do topo de gama da marca numa versão bem mais amiga do bolso do utilizador, a nível financeiro e de portabilidade.

Ao invés das 5 polegadas de ecrã do Xperia Z1, esta versão Compact que tivemos a oportunidade de testar possui um visor de 4,3 polegadas, tornando-o muito mais agradável de utilizar com uma só mão e de transportar no bolso. A nível estético, tudo igual. Tal como o seu “irmão mais velho”, o Xperia Z1 Compact possui um design distintivo, robusto e agradável à vista, onde há a destacar a sua traseira em vidro, moldura em alumínio e estrutura resistente a água e poeiras (IP58). De frisar, contudo que a sua traseira é bastante propícia ao aparecimento de riscos.

A nível de performance, pudemos confirmar que o Xperia Z1 Compact é capaz de oferecer um desempenho de topo, onde não há lugar para soluços. Equipado com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 800 de quatro núcleos a 2,2 GHz e 2 GB de memória RAM, o Xperia Z1 Compact é devotamente igual ao Xperia Z1, oferecendo fluidez e uma rápida capacidade de resposta em qualquer situação.

De igual modo, o Sony Xperia Z1 Compact possui excelentes credenciais a nível fotográfico, graças ao seu sensor de 20,7 MP e o processador de imagem dedicado, BIONZ. No entanto, apesar das imagens obtidas a partir deste dispositivo serem bastante nítidas e oferecem cores imaculadas, não ficámos surpreendidos com os resultados das fotografias quando visionadas num ecrã maior.

Onde o Xperia Z1 Compact difere consideravelmente do seu homónimo maior é na resolução que a Sony emprestou ao seu ecrã, que diminuiu do Full HD (1930 x 1080) para o HD (1280 X 720). No entanto, em termos práticos, a sua qualidade manteve-se num padrão extremamente elevado, oferecendo cores vivas e imagens bastante nítidas.

Concluindo, o Sony Xperia Z1 Compact é capaz de oferecer uma experiência de topo num formato bem mais agradável para todos aqueles que não gostam particularmente dos “ecrãs gigantes” que alguns modelos possuem actualmente. O desempenho consistente, sensor fotográfico e design distintivo, juntamente com a sua excelente autonomia e possibilidade de estender os seus 16 GB de espaço de armazenamento através da uma entrada para cartões microSD, fazem deste smartphone um sério concorrente ate para muitos dos topos de gama disponíveis no mercado.

No entanto, o seu preço de venda pode deixar de pé atrás alguns potenciais compradores já que é pouco mais barato que o topo de gama, Xperia Z1, e consideravelmente mais caro, por exemplo, que o Nexus 5.

Sony Xperia Z1 Compact está disponível em quatro cores diferentes (preto, branco, rosa e lima), exclusivamente na sua versão livre de operador.

Sobre Pedro Arede
Pedro Arede
É um entusiasta das novas tendências da tecnologia multimédia, com destaque para o mundo dos gadgets e videojogos. Licenciado em Jornalismo, partilha esta paixão com a do desporto, como atleta de alta competição na modalidade de esgrima.
Artigos de Pedro Arede
Nenhum comentário

Deixar uma resposta