A qualidade de captação do microfone presente num smartphone é capaz de servir à publicação de conteúdos, pois é desenvolvido para registar voz. E embora o resultado habitual seja de menor resolução (para facilitar a transferência de dados em conversação telefónica), há algumas soluções técnicas para potenciar a sua utilização.
Para chamadas telefónicas e algumas aplicações, o sistema de captação do smartphone recorre a resoluções entre 8 e 22,05 kHz (8.000 Hz – 22.050 Hz). Comparando com a fotografia, é como se nos estivéssemos a referir à quantidade de Mega Pixels de uma câmara – menor índice de Mega Pixels significa menor quantidade total de pixels na imagem. Quanto maior for a resolução, melhor é a percepção que temos do conteúdo e dos seus detalhes.
Para tirar o máximo partido do microfone do smartphone, é necessário recorrer a uma aplicação devidamente configurada para gravar com uma resolução de 48 ou 44,1 kHz (48.000 Hz / 44.100 Hz) em formato PCM, WAV ou AIF. De acordo com o sistema operativo do seu smartphone, Android ou iOS, existem diferentes aplicações que pode utilizar, muitas delas gratuitas. Se precisar de ajuda a descobrir uma aplicação adequada, peça apoio à nossa equipa de produção.
Agora que já sabe como tirar melhor partido desta ferramenta que tem à mão, carregue no botão de gravar, respire fundo e bom trabalho!
Multimédia com Todos