The Last of Us Remastered (PS4)

Receita da Sony para 2014: recriar um candidato a jogo do ano. Como? É simples! Arranje uns valentes quilos de The Last of Us, remasterize o jogo, junte-lhe conteúdos extra e, finalmente, (re)lance o jogo em grande estilo numa PS4. Polvilhe com partículas a seu gosto e sirva ainda quente!

Em 2013, se não fosse um fenómeno chamado Grand Theft Auto V, The Last of Us (PS3) teria ganho tudo o que podia. Ainda assim, este exclusivo da PlayStation produzido pela Naughty Dog (Uncharted; Crash Bandicoot) recebeu mais de duas centenas de prémios da crítica e jogadores em todo o mundo.

The Last of Us foi uma lufada de ar fresco nos jogos em torno da temática vírus/zombies/fim-da-humanidade. Com uma narrativa densa e madura, este jogo é muito mais do que um simples shooter na terceira pessoa. É uma história muito bem escrita, com personagens apaixonantes e momentos de muita tensão. Nunca a escassez de recursos, a estratégia de sobrevivência e as dúvidas em relação ao futuro da humanidade foram tão bem retratadas.

Podem contar com uma duração de jogo acima da média para shooters na terceira pessoa, muitas sequências de acção, momentos dignos de Óscares da Academia de Hollywood e, ainda, alguns momentos de suster a respiração.

Nesta versão PS4 destacam-se bastantes diferenças. Ao nível visual estão patentes as inevitáveis melhorias no número de partículas em efeitos como água, neve ou fagulhas de um incêndio. Tornou-se assombroso! Não se admirem se morrerem umas quantas vezes por estarem distraídos a apreciar a paisagem. O som está muito bem misturado. Nesta análise testámo-lo com dois dispositivos: a barra de som PlayStation (em DTS) e o mais recente Wireless Stereo Headset 2.0 (em Surround 7.1). No caso do Headset, a aplicação Headset Companion tem disponível um perfil de som criado especificamente para The Last of Us. Funciona na perfeição! Os sussurros mais longínquos, os ricochetes mais próximos ou os diálogos suspirados e sofridos estão presentes com uma qualidade inigualável. Vale a pena experimentar!

A versão Remastered tem ainda algumas novidades, como a utilização do altifalante do Dualshock 4 para ouvirmos o “click” ao ligar ou desligar a lanterna, bem como ouvir as gravações de testemunhos que apanhamos ao longo do jogo. A somar a tudo isto, juntam-se o DLC Left Behind (para jogar após concluírem o modo principal) e um modo online. É um tiro certeiro!